FAMÍLIA FATOR X Encerra Semana da CONSCIÊNCIA NEGRA
Por: Érika Sampaio
Parecia um domingo qualquer com músicas no mercado municipal da cidade de Uberaba, mas não foi; estava sendo realizado lá o encerramento da semana da consciência negra com presença da banda Black Music de Belo horizonte e Uberaba. Mais não estou aqui hoje para falar sobre isso, quero expressar a emoção e entusiasmo de ver algo novo, histórico e marcante para a cidade, a presença de um grupo de rap fazendo uma apresentação no mercado municipal desta cidade palco de bandas de outros gêneros, mas que neste domingo foi tomado pela voz da periferia. Família Fator X, grupo existente a quase uma década, que lançará seu 1º álbum ainda este ano representou o hip hop neste grande evento que aconteceu dos dias 19 a 25 do mês de novembro.
“O senhor do engenho só mudou de face, paga salário mínimo e tem Jaguar na garagem e sou negra sim com muito orgulho tenho sangue de preto e não me envergonho” trechos das músicas Terra dos Diamantes e Somos todos Iguais demonstram o tom verdadeiro e forte que ecoou por todos os lados em um lugar que séculos atrás foi símbolo de escravidão que neste dia foi tomado por seus verdadeiros donos com seus sons trazidos da mãe África que até hoje canta sua liberdade.
O rap que sempre foi marginalizado e discriminado por pessoas que não querem dar voz a esse canto que vêem rompendo barreiras e cercas elétricas de condomínios está mostrando qual seu verdadeiro papel diante da sociedade que é trazer reflexão aos problemas sociais o que não significa que o mesmo tem que carregar o peso de salvar o mundo,"o Rap é como a mpb que um dia foi discriminada e marginalizada e hoje é exaltada pelos brasileiros,assim vai ser o Rap" ressalta um dos integrantes do grupo que completa dizendo que "MPB é Música Periférica Brasileira e que consciência temos que ter todos os dias e não apenas na semana da consciencia negra".
Quem esteve presente neste domingo que considero impar pode conferir e ter certeza que não é apenas de zebu que vive Uberaba.
4 comentários:
ai truta , ficou da hora foi um dia de alegria para todo ,da santa city e a comunidade em geral.w.o
Eu fui, e tava 10 me inspirou pra passar no vestibular, o grupo Fator x abalou as estruturas da city.
SINCERAMENTE ATÉ AQUELE DIA AC REDITAVA QUE RAP, ERA SOM DE MARGINAL, COISA DE BANDIDO.MAS QUANDO SE INICIOU A APRESENTAÇÃO DO GRUPO FAMÍLIA FATOR X PUDE PERCEBER QUE ESTAVA TOTALMENTE ENGANADA,CADA PALAVRA DITA, A CADA FRASE FUI PERCEBENDO QUE O MUNDO QUE ATÉ O MOMENTO ACREDITAVA SER O DONO DA VERDADE ESTAVA TOTALMENTE EQUIVOCADO. VI QUE MINHA COR DA PELE NÃO ME FAZ MELHOR QUE NINGUEM. LOGO APÓS A APRESENTAÇÃO TIVE O PRIVILÉGIO DE CONVERSAR COM OS INTEGRANTES DO GRUPO E OS ACHEI O MÁXIMO,TUDO DE BOM,BOM NÃO, ÓTIMO!MEUS SINCEROS PARABÉNS FAMÍLIA FATOR X, VCS MERECEM TUDO DE BOM.
ai quero dizer que a familia fator x feis e fais um grande trabalho.
eu não estava lá mais imagino como foi.
a familia fx é da posse conecção gangsta a qual faço parte tambem,e é com muito orgulho que eu tenho eles como amigos,parceiros,comparsas e defensores da musicalidade negra.
familia fator x é uma familia de raiz afrilheiros.
ananias(caçadores da trilha sonora).
abraços e muita sorte nessa caminhada de vcs f.f.x,conecção gangsta até a morte.rsrsrsrsrsrs.
Postar um comentário